FERRAMENTAS PARA PLANEJAMENTO FINANCEIRO: APLICATIVO, PLANILHAS OU CADERNINHO. QUAL A MELHOR OPÇÃO?

Não importa qual ferramenta você use, a melhor ferramenta é aquela que trouxer clareza sobre as suas finanças.

Ferramentas de gestão financeira são instrumentos que possibilitam o gerenciamento das finanças de uma empresa, como softwares, planilhas e aplicativos. Têm como objetivo monitorar o fluxo de caixa de um negócio e medir seu desempenho financeiro por meio de indicadores úteis à tomada de decisões.

Porém, preciso te falar algumas verdades e uma delas é que você pode ter a melhor planilha, o software mais avançado. Sem a única ferramenta que importa funcionando corretamente, nada irá adiantar. E essa ferramenta se chama A SUA MENTALIDADE.

Eu sei que você busca um caminho que parece mais simples do que organizar, controlar, planejar, acompanhar, executar. Mas ele não existe.

Acredite: o que te aproxima da sua meta, são as decisões mais difíceis e que em geral nos assustam. Como por exemplo, saber NO DETALHE para onde está indo o seu dinheiro, talvez baixar o padrão de vida, deixar de atender imediatamente seus desejos para algo maior no futuro.

A pergunta é. O QUE VOCÊ DECIDE HOJE? QUAL O SEU BASTA?

Porque caro mesmo é passar uma vida toda trabalhando, produzindo dinheiro para, daqui 30 anos descobrir que a sua aposentadoria do INSS não será suficiente. E vejam, não faço previsões do futuro, nem adivinhações, porém posso garantir que o INSS já não é e no futuro, não será mesmo suficiente, se é que existirá.

No mais, em você decidindo não somente relacionar seus gastos, mas ter uma gestão efetiva do seu dinheiro, deixarei sugestão de alguns aplicativos que podem te apoiar nessa Jornada, apesar de que sou adepta a planilha como melhor instrumento para bons resultados.

De acordo com www.borainvestir.b3, esses são alguns dos melhores que se encontram no mercado:

  1. Minhas Finanças – Despesas

Google Play: nota 4,8 e 72,2 mil avaliações

Importa SMS e notificações de apps bancários e os categoriza de forma automática com base no histórico financeiro e permite saber o quanto você economizou mensalmente e por ano. Os dados podem ser exportados para Excel e PDF e o app pode ser integrado ao calendário do Google Agenda, salvar lembretes de despesas e permite ser lembrado por e-mail. 

É possível entrar na plataforma com biometria em aparelhos que possuem o recurso. Seus backups são criptografados e salvos no Google Drive. Por fim, o app oferece uma funcionalidade de transferências entre contas.

  1. Minhas Economias

Google Play: nota 4,2 e 42,1 mil avaliações

App Store: nota 4,7 e 44,1 mil avaliações

O app permite definir limites de gastos e quando esse limite é atingido notifica o usuário. É possível também definir e acompanhar objetivos na plataforma, que permite integrar contas e cartões de forma automática. O usuário pode analisar gastos por período e categoria, e eles podem ser atribuídos a membros da família.

  1. Spendee: gerenciador de gastos

Google Play: nota 4,5 e 44,5 mil avaliações

App Store: nota 4,6 e 4,6 mil avaliações

O app dá percepções sobre os gastos, ajudando de forma proativa a gerenciar as finanças e construir uma reserva de emergência sustentável. São dicas e truques que ajudam a tomar decisões diárias.

  1. Orçamento Fácil – Despesas

Google Play: nota 4,7 e 105 mil avaliações

App Store: nota 4,3 e 129 avaliações

No app é possível checar despesas diárias sincronizando dados de contas bancárias. Ele permite também visualizar o fluxo do dinheiro consolidado em uma seção customizada. Inclui ainda diversos tipos de gráficos e calendário.

  1. Monefy

Google Play: nota 4,5 e 184 mil avaliações

App Store: nota 4,7 e 4,2 mil avaliações

A ferramenta faz um controle de gastos diários e mensais, organiza contas, gerencia o planejamento financeiro e permite visualizá-lo de forma customizada.

Por fim, não esqueça que seu sucesso financeiro começa POR VOCÊ. Será sempre sobre suas escolhas. Busque fazê-las de forma tal que garanta seu bem-estar imediato, mas sem prejudicar o seu futuro.

Espero que outubro tenha sido um rico mês para você e te aguardo acompanhando nossa coluna durante o mês de Novembro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *