Como começar o ano sem dívidas

Como começar o ano sem dívidas

 Começa um novo ano, 2019 já avançou alguns dias não é verdade? E como se encontra sua capacidade financeira para o pagamento daquelas dívidas já não raras desta época (IPTU, Material Escolar, IPVA, Férias, etc.)?

 Destacamos que a inflação declarada pelo governo (abaixo de 3%), não condiz com o aumento nas despesas do brasileiro (entre 7 e 10%). Por conta disso o balanço final acaba por ficar desequilibrado uma vez que os reajustes salariais, quando existem, se baseiam pela inflação.

 Logo, surge um GAP entre a renda auferida e a real capacidade de pagamento das despesas. Frente a este cenário, planejar-se para manter-se dentro do orçamento e assim garantir o cumprimento dos pagamentos é fundamental embora incomum na grande parte das famílias brasileiras. E, quando não há reserva advinda deste planejamento, se recorre, em geral, ao crédito. Que pode variar na cobrança da taxa de juros de 2,5% a 13%, dependendo da modalidade escolhida.

 Abaixo destacamos alguns exemplos:

 Neste momento a clareza quanto à disponibilidade financeira bem como a melhor opção de crédito fará toda a diferença para o restante do ano. Além disso, devemos realizar pesquisas de mercado no sentido de identificar onde conseguimos o melhor preço uma vez que pedir desconto também é uma forma de economia.

 Aqui tratarmos das formas de economizar frente à necessidade de recurso para cumprir os compromissos do início do ano, contudo vale ressaltar que, a educação financeira se faz essencial para manter o equilíbrio financeiro através de planejamento e orçamento condizente com o padrão de vida estabelecido pelas famílias e assim construir para 2019 reserva financeira. Ao diagnosticar de forma detalhada todos os gastos da família se encontra oportunidades de economizar até 30% reduzindo ou eliminado o desperdício. Esta ação irá auxiliar na construção da reserva e evitar o endividamento.

Então mãos à obra na construção da sua nova realidade financeira!

Até o próximo post!

logo-asas1
logo-voar1
logo-ousar1

© 2019 – EDASUACONTA