Cartão de crédito não é vilão!

Cartão de crédito não é vilão!

 Cartão de crédito é um meio de pagamento, não uma despesa, como muitas pessoas acabam interpretando. O problema não é o cartão de crédito, mas sim o que compramos com ele. Portanto, aquelas práticas “radicais” de quebrar o cartão de crédito, ou esconder para não comprar, não é a solução. O que irá mesmo resolver será encontrar as causas e compreender qual a sua motivação em relação ao consumo. Eficaz é conscientizar-se.

 Caso seus rendimentos tenham constância mensal de valor e periodicidade, neste caso o ideal é ter apenas um cartão onde o vencimento lhe dê um prazo de cinco dias após o recebimento da sua renda.

 Para autônomos, profissionais liberais ou empresários, e tem recebimentos por mais de uma vez durante o mês, aconselhamos ter três cartões de crédito, com vencimento nos dias 10, 20 e 30 de cada mês, o que lhe trará maior flexibilidade nas compras.

 Importante esclarecer que, independente da quantidade de cartões que tiver, nunca pague apenas a parcela mínima, nem tampouco pague o valor mínimo e depois parcele o saldo rotativo pela administradora de cartão de crédito. Pagar a fatura total será sempre a melhor opção, porém, caso, por algum motivo ou intempérie isto não seja possível, busque outras linhas de crédito com taxas de juros que não ultrapassem 2,5% ao mês. Certamente isso evitará endividamento ou até mesmo inadimplência futura. Lembrando que os juros dos cartões de crédito chegam ultrapassam 10% ao mês.

Outro fator importante é em relação ao limite do cartão de crédito, para todos os casos recomenda-se que não seja maior do que 50% do seu salário ou ganho mensal. Desta forma, evita-se ultrapassar a capacidade real de pagamento e proteger o alcance dos sonhos e objetivos.

 Lembre-se de realizar diagnóstico financeiro, elaborar seu orçamento mensal priorizando os sonhos e seus objetivos que, dessa forma, será capaz de direcionar os gastos no cartão de crédito a fim de usufruir dos benefícios que este meio de pagamento lhe proporciona, como bônus, descontos e vantagens. Além disso, nunca deixe de negociar a isenção da taxa de manutenção do mesmo. Pedir desconto também é uma forma de poupar. Falaremos sobre isso mais adiante. Por ora, aproveite o cartão de crédito e boas compras!

Até o próximo post!

logo-asas1
logo-voar1
logo-ousar1

© 2019 – EDASUACONTA