CONHEÇA OS PRINCIPAIS GOLPES DIGITAIS E ENTENDA COMO EVITAR

Tem muitos links e pedidos de informações que podem até parecer seu Banco, mas são na verdade tentativas de golpes. Como se proteger dessas fraudes e manter sua saúde financeira em dia.

No Brasil, acontecem em média, 2,8 mil tentativas de fraude por minuto. Fonte: https://nubank.com.br/seguranca/.

Quando ouvimos falar de golpes financeiros muitas vezes acreditamos que isto está longe de acontecer conosco. Até acontecer. Semana passada atendi um casal que relatou ter perdido o montante de R$ 50mil depois de ter clicado em um link do seu “supostamente” Banco de movimento onde pediram atualização cadastral e inclusive entraram em contato por telefone para pedir mais dados.

O resultado? Foram roubados pelos criminosos. O Banco? Não se responsabilizou uma vez que alegou ter os clientes informado dados sigilosos.

Conversei com a advogada Dra. Jackie Anacleto https://www.instagram.com/jackieanacletoadvocacia/ e segundo a especialista, “O banco tem o dever de indenizar o cliente quando existe uma falha na prestação de serviço ao aceitar receber o boleto, em sua câmara de compensação, um boleto sem indicação do sacador, compensando o valor pago através do documento em favor de pessoa física de uma conta da sua instituição, evidencia-se a responsabilidade civil do banco emitente do boleto fraudado por terceiro, pela insegurança dos dados nele contidos, cabe-lhe a devolução do valor pago pelo consumidor, com atualização monetária e juros moratórios, ambos contados do evento danoso.”

Mas alerta, “comprovado que o consumidor, em contato telefônico com terceiro que se passou por funcionário do banco, aceitou acordo pelo qual recebeu e pagou boleto a fim de quitar o débito do financiamento, evidente está o fortuito externo, pois o banco não contribuiu com a fraude, inexistindo prova de que seu banco de dados foi utilizado pelo estelionatário.”

Para que possamos evitar entrar nesses golpes, atente-se para:

1.   PROMESSAS DE RETORNO RÁPIDO: Sabe aquela “oportunidade” de retorno rápido para seu investimento financeiro? Ou aquela promoção inacreditável? Desconfie. Na maioria das vezes pode ser golpe mesmo.

2.   A PRESSA É INIMIGA DA PERFEIÇÃO: Você recebeu uma ligação sobre algo que precisa ser resolvido imediatamente? Cuidado. Pode ser uma maneira de não te dar tempo para pensar.

3.   TE SOLICITAM UMA TRANSFERÊNCIA? Atenção!! NENHUM banco vai solicitar Pix, TED ou qualquer tipo de transferência. E se o pedido vier por mensagem de algum conhecido, ligue para a pessoa, em geral o app deve ter sido clonado.

4.   PEDEM INFORMAÇÕES DESNECESSÁRIAS: Pediram sua senha? Bloqueie o contato, desligue a ligação, mas não forneça em hipótese alguma sua senha bancária ou qualquer outra.

5.   TE ENVIAM LINK PARA BAIXAR ARQUIVOS: Você recebeu solicitação para baixar arquivo ou clicar em algum link? Não faça. Certamente se trata de tentativa de roubar seus dados. Na dúvida entre em contato com a Central de Atendimento do seu Banco ou cartão de crédito.

No mais, sigam vigilantes. Ninguém está livre de acontecer tentativa de golpe e não conte que o banco em todos os casos irá te ressarcir, na dúvida procure sempre um especialista para te orientar. 

Lembre-se: Senha é sigilosa e intransferível, a responsabilidade em garantir que não cheguem nas mãos de quem não é de direito é sua.

Inclusive nem seu Gerente do Banco tem acesso a sua senha, e se algum dia te pedir não forneça.

Cuide e proteja o seu dinheiro. Cuide de você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *